Domingo, 20 de Junho, 2010
Já escolhemos a nossa rota!!!

Recapitulando e resumindo, cada equipa parte, juntamente com o seu grupo, da cidade em que se inscreveu (Londres, Milão ou Barcelona) com destino a Praga. Da capital da República Checa, as equipas traçam o seu percurso tendo como objectivo chegar a Ulaanbaatar, capital da Mongólia.
Em baixo colocamos um mapa com a nossa rota, que podem explorar o potencial da Google Maps:


Neste âmbito, o nosso rally terá início na cidade invicta, Porto no dia 23 de Julho, com destino a Barcelona, onde nos juntaremos ao grupo no dia 24 de Julho. Partiremos depois em direcção a Praga onde todos os participantes do evento se irão encontrar (dia 26 de Julho).

Em termos geográficos, atravessamos a Península Ibérica e percorremos toda a Europa no sentido Oeste-Leste, passando por diversos países desde Portugal à Hungria (Espanha, França, Alemanha, República Checa, Polónia, Hungria).

A partir deste ponto entramos em território Asiático onde tencionamos descer até a cidade no sul da Hungria, Donesk. Aqui atravessamos a fronteira para a Rússia em direcção a Volvograd. Reencontramos o rio mais longo da Europa, o Rio Volga. Este Rio, o mais importante da Rússia, nasce nos montes Valdai, a noroeste de Moscovo, e desagua, por um delta, no mar Cáspio, junto da cidade de Astrakan. Iremos seguir o rio a partir de Volvograd até ao seu delta no mar Cáspio.

O mar Cáspio é um ponto pelo qual ansiamos conhecer. É o maior mar fechado do planeta, em que a maior parte das suas margens pertence a repúblicas que integravam a antiga URSS, nomeadamente o Azerbaijão, o Turquemenistão, a Rússia e o Cazaquistão. O mar Cáspio constitui uma grande fonte de exploração pesqueira e, ao mesmo tempo, uma importante via de navegação, sobretudo de ligação com o Volga.

Contamos entrar no Cazaquistão no início do mês de Agosto, ou seja passado uma semana e uns dias já atravessamos a Europa e estamos prontos para conhecer a Ásia Central, nomeadamente o Cazaquistão. E aqui é contamos que comece "verdadeiramente" a expedição! Não que o trajecto até este ponto seja de "ignorar" mas o teste à Kangoo começa agora. O Cazaquistão só tem 400km em asfalto....tudo o resto é terra batida! O Rally entra no modo desafio total!

O Cazaquistão (conhecido pelo país do Borat) é o nono maior país do mundo e o maior da Ásia Central. Encontra-se em franco desenvolvimento devido, principalmente, ao petróleo que possuiu. DEm 1997 mudou-se a capital Almaty (Sul) para o norte Astana de modo a controlar melhor o noreste em que a presença russa era muito forte. Sendo então uma cidade nova e que contamos conhecer.

Dado a Mongólia não partilhar uma fronteira com o Cazaquistão teremos que voltar à Rússia e só depois é que entraremos na tão esperadaMongólia! Prevemos estar a passar a fronteira da Rússia para a Mongólia dia 14 de Agosto. O percurso pela Mongólia será uma aventura pois tal como no Cazaquistão as estradas não são em alcatrão.

Prevemos a chegada à capital da Mongólia, Ulaanbaatar, no dia 21 de Agosto, onde seremos recebidos pela organização e doaremos o carro, passando alguns dias em território da Mongólia.


Para regressarmos viajaremos de avião por volta do dia 23 de Agosto.


Uma curiosidade: A Mongólia é o segundo maior país do mundo sem costa marítima, depois do Cazaquistão.

publicado por portugal-mongolia às 20:07

Olá Margarida!

Parabéns pelo projecto. Como mãe de viajante aventureiro ( num citroen 2 cavalos) fico a torcer para que tudo seja um êxito.
Sou amiga e fui colega da tia Carolina.
Fernanda
Fernanda Alves a 21 de Julho de 2010 às 23:33

Carissimos, desejo-vos boa sorte. Fomos a UB este passado mês de Junho num Toyota Land Cruiser HDJ 80 e tivemos alguns precalços. Imagino que numa Renault Kangoo a vossa viagem vai ser muito mais rica e emocionante. Cuidado com as lombas nos caminhos de gravilha da mongolia, ao pino do meio dia, não fazem sombra e não se vêm as lombas. Nós demos alguns saltos. Temo que o fundo do vosso carro fique algo amassado. Muita força. Grande Abraço e parabéns pela vossa "loucura" saudável!
Carlos Freitas a 26 de Julho de 2010 às 14:14

algumas dicas em http://opastormongol.blogspot.com
tenham antenção ao atravessamento das fronteiras. há instruções úteis no blog!

Na vossa rota dentro do Kazaquistão vão passar pela cidade de Aktobe? Temos lá um excelente contacto.

Na passagem do Kazaquistão para a Russia vão entrar por Orsk? Em caso afirmativo, temos amigos lá que vos podem auxiliar em caso de algum problema.

Em Olgi na Mongolia, 1ª grande cidade após a fronteira vindo das montanhas de Altai, temos também o contacto do Delshan.
Carlos Freitas a 26 de Julho de 2010 às 14:20


O nosso lógotipo


Onde estamos.
Portugal-Mongólia
Somos amigos desde a infância e partilhamos o gosto por viajar, o espírito de aventura, a vontade de conhecer novas culturas, e se a isto podermos associar uma prova de Rally e solidariedade torna-se fantástico! A equipa chama-se Cruzada Mongol e propõem-se a percorrer os caminhos entre Portugal e Mongólia. Trata-se de um Rally invulgar pois todos que participam são vencedores, desde as equipas até às organizações de caridade, que se unem com a finalidade de ajudar os mais necessitados da Mongólia. É o Rally da Mongólia edição 2010!

Objectivo:
- Ponto de partida/chegada: Porto/Ulaanbaatar
- Distancia prevista: 13.000 kms
- Conhecer no total 10 Países

As datas:
Partida do Porto: 23 de Julho
Chegada a Ulaanbaatar: 21 de Agosto
nas redes sociais
pesquisar
 
A organização
Parcerias


Patrocínios